Como a Yoga pode ajudar no tratamento paliativo?

Desde 2017, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS incluiu no rol de atividades complementares, dentre outras, o yoga e a meditação.

Considerando a existência milenar destas técnicas e a comprovação científica de sua eficácia na melhora da condição física, mental e emocional de pacientes, a comunidade médica cada dia mais se vale dessas importantes ferramentas como instrumento para auxiliar no processo de cura e nos cuidados paliativos. 

Yoga é uma filosofia sem data certa de origem, mas que remonta a mais de 5000 anos e que vem sendo difundida ao longo desse período. No início, somente pela tradição mestre-discípulo, mas, mais recentemente, também por meio de livros, cursos de formação, pós-graduações, extensões universitárias, dentre outros. 

Por vezes associadas à psicologia ou à educação física, as ferramentas do yoga vão desde técnicas de respiração, contrações, exercícios de limpeza e purificação corporal, relaxamentos conduzidos até posições físicas que aumentam o equilíbrio, a força e a resistência muscular e melhoram o alongamento. 

Meditação é uma prática de atenção plena, na qual o indivíduo aquieta-se, atentando-se profundamente ao ritmo de sua respiração e observando o movimento automático da mente, procurando não se associar especialmente a nenhum pensamento. O sucesso desse tipo de prática na melhora da qualidade de vida é tão grande que médicos e cientistas passaram a estudar o cérebro dos meditadores com uma quantidade expressiva de horas de meditação, e os resultados foram surpreendentes.  

“Prestar atenção, de propósito, no momento presente, sem julgamentos, como se sua vida dependesse disso”. Essa frase é a definição de mindfulness pelo seu criador, um médico americano chamado Jon Kabat-Zinn, que sistematizou técnicas meditativas aprendidas com praticantes orientais e criou, em 1979, na Universidade de Massachussetts, o MBRS (Mindfulness-Based Stress Reduction). 

Através desse programa, foram recrutados pacientes que não estavam respondendo bem aos tratamentos convencionais para participar do treinamento. Lá, aprendiam técnicas para redução de estresse e busca do autoconhecimento. 

Deu tão certo que até hoje é difundido e replicado no mundo todo. 

Esse pano de fundo é para trazer à luz como o yoga e a meditação, sendo utilizados de maneira direcionada e terapêutica, podem ser úteis e valiosos para melhorar a qualidade de vida e de fim de vida de pacientes com enfermidades de todas as sortes. 

PROPOSTA 

O uso do yoga e da meditação como atividades auxiliares e complementares à medicina convencional vem sendo implementado cada vez mais em nosso país, de maneira positiva e bem-sucedida.

Cabe aos profissionais envolvidos avaliar conjuntamente a necessidade e aplicabilidade das técnicas no caso específico de cada patologia ou enfermidade e medir os resultados, de forma a poder replicar as práticas a um número maior de beneficiários. 

Há pacientes que podem ser submetidos aos exercícios físicos que o yoga contempla, mas outros não. Há os que, mesmo com restrição de mobilidade, podem fazer exercícios adaptados à sua condição física. Há, ainda, pacientes com patologias mentais específicas que não permitem o trabalho das técnicas meditativas e contemplativas. 

Sendo assim, a proposta é iniciarmos uma parceria com o intuito de avaliar a aplicação do yoga e da meditação para pacientes hábeis e acompanhar os resultados, após algumas semanas ou meses de treinamento. Por meio de anamnese e entrevistas com o paciente e familiar, poderemos identificar a melhor aplicabilidade da(s) técnica(s) ao caso do paciente em questão. 

Da mesma forma, o modelo de negócios será construído de acordo com a abrangência do trabalho ao público indicado, podendo se estabelecer uma quantidade determinada de horas semanais (p. ex. 10 horas semanais a serem utilizadas como a equipe necessitar) ou disponibilizar um ou dois horários fixos para o atendimento dos pacientes, sob demanda. 

Caso haja algo já iniciado com outros profissionais parceiros, em termos de oferta de serviços, que esteja funcionando a contento, me coloco à disposição para ouvir e aplicar o modelo equivalente para as práticas de yoga e meditação. O valor pode ser acordado diretamente entre a profissional e o paciente/familiar ou fazer parte de um pacote de terapias a ser oferecido conjuntamente. No caso desse trabalho, o valor será estabelecido de acordo com o tipo de atividade: somente yoga, somente meditação, yoga e meditação, aulas online, aulas presenciais, aulas em grupos ou atendimento individual.

Compartilhar:

Outros Post

Contato
Open chat
Atendimento Online